2016-06-27
Alunos portugueses ganham final europeia CanSat 2016
Uma equipa da Escola de Novas Tecnologias dos Açores (São Miguel) ganhou a final europeia CanSat 2016 com um protótipo de micro-satélite que permite estudar a luz solar e a eficácia da utilização de painéis solares em futuras missões espaciais.
A equipa de alunos foi considerada a melhor de entre as equipas que representam os 14 países membros da Agência Espacial Europeia (ESA), promotora da competição CanSat.
Em Portugal, o concurso é organizado pela Ciência Viva, parceira da ESA no projeto Gabinete de Investigação e Formação para o Espaço Europeu Portugal, em colaboração com o AeroEspaço/Aeroclube de Torres Vedras (instituição onde decorre a competição, e que tem sido um importante co-promotor do CanSat em Portugal).
O concurso europeu desafia os alunos do ensino secundário a construir um protótipo de micro-satélite, integrando antenas, sensores e uma bateria numa lata de refrigerante para realizar uma missão científica, proporcionado o primeiro contacto dos alunos com uma missão espacial, desde a fase de projeto, à integração dos componentes, testes, lançamento, análise de dados e apresentação dos resultados.
Saiba mais sobre o Cansat Portugal no site desta iniciativa. |