2016-05-20
Apresentados resultados do estudo sobre Ética e Gestão RH
Decorreu no passado dia 5 de maio, nas instalações do ISCTE, em Lisboa, a apresentação do estudo sobre “A Ética na Gestão de Recursos Humanos", coordenado pelo BRU-IUL do ISCTE e com o apoio da APG.
Em consonância com os objetivos do estudo, o inquérito incluía questões sobre três áreas principais:
• Existência, formas de utilização e perceção de saliência das “infra-estruturas éticas” nas organizações de pertença: códigos de ética, códigos deontológicos, e respetivos sistemas de implementação e controlo; • Perceção das práticas de RSO implementadas nas organizações de pertença; • Grau de aceitabilidade de práticas de GRH consideradas eticamente dúbias na literatura científica internacional.
O estudo procurava ainda esclarecer questões como: > Qual a influência dos códigos de ética nas práticas de GRH? > Como é que os profissionais de Recursos Humanos olham as questões éticas nas organizações em que estão inseridos? > Como são percecionadas as práticas de Responsabilidade Social pelos profissionais de Recursos Humanos?
Com base na colaboração entre o BRU-IUL (Business Research Unit, centro de investigação da Business School do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa) e a APG, foi possível indagar das perceções, opiniões e práticas dos gestores de RH em Portugal no que toca a problemas éticos.
Mais concretamente, foi possível estudar a aceitabilidade das práticas de GRH eticamente dúbias, atendendo à existência e formas de utilização das infra-estruturas éticas bem como à existência de práticas de RSO nas organizações de pertença.
Consulte aqui o Sumário Executivo do Estudo.
|