2014-10-13
Faltam poucos dias para o 47º Encontro Nacional da APG
"Human Governance: A Gestão das Pessoas no «Core» Estratégico das Organizações" é o tema do Encontro Nacional da APG deste ano que se realizará no próximo dia 22 de outubro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no ano em que a nossa associação comemora o seu 50º aniversário.
Numa altura em que as práticas de “Corporate Governance” se começam a generalizar, sobretudo nas grandes empresas, instituindo o rigor, a transparência e a ética como valores fundamentais que alicerçam os processos de gestão, os modelos mais recentes de “HumanGovernance”, vêm dar um definitivo contributo para a valorização da dimensão humana como “uma parte fundamental da estratégia corporativa global”.
Os modelos de “Human Governance” assumem uma nova identidade da Gestão das Pessoas como uma função de amplo sentido e importância estratégicas, com uma nova designação do responsável RH que o posiciona ao mesmo nível dos outros executivos de topo das organizações: o “CRHO” (Chief Human Resources Officer).
A APG, ao colocar este assunto como tema central do Encontro Nacional do ano em que se comemoram os seus 50 anos de vida, pretende, sem dúvida, assinalar a riquíssima história de uma função que, ao longo de vicissitudes várias, soube sempre encontrar as vias para fazer prevalecer a ideia de que, no fundamental, é nas pessoas, pelas pessoas e para as pessoas que se realiza o verdadeiro desígnio dos propósitos organizacionais.
PROGRAMA PROVISÓRIO (consulte aqui o programa completo)
08:30 – 09:00 Receção dos Participantes
09:00 – 09:45 Sessão de Abertura
09:45 – 10:30 Conferência: “«Creating People Advantage»: The latest trends and top priorities to develop your best HR Strategy” O estudo bienal “Creating People Advantage”, desenvolvido em conjunto pela Federação Mundial de Associações de RH e pela consultora Boston Consulting Group, é o maior e mais abrangente survey que se realiza em simultâneo em todo o mundo sobre as tendências e o futuro da Gestão RH e que procura identificar as prioridades chave em várias matérias da gestão das pessoas bem como compreender os atuais desafios e as oportunidades que as organizações enfrentam. Nesta sessão serão apresentados os resultados do estudo que foi lançado durante 2014 em mais de 90 países, entre os quais Portugal, sendo o nosso país o 1º a divulgar as suas principais conclusões.
10:30 – 10:45 Debate
10:45 - 11:00 Coffee-break
11:00 – 11:45 Painel: “Sentido e Valor da Gestão das Pessoas no Governo das Organizações” Se bem que seja já quase um lugar-comum afirmar que as pessoas são aquilo que é mais importante nas organizações, o que é facto é que tanto os problemas concretos da GRH como o real peso das questões ligadas à Gestão das Pessoas nas decisões de gestão, não constituem ainda matéria de consenso nas políticas de gestão nem estão consubstanciados em estruturas formais que garantam uma efetiva representatividade destas matérias nos processos de CorporateGovernance. Pretende-se, com este painel, no qual participam dirigentes ao mais alto nível de empresas de referência em Portugal, convidar os intervenientes a debater este tema e a apresentar a sua visão, e/ou das empresas que dirigem sobre o efetivo valor e importância das questões ligadas à Gestão das Pessoas, e o relevo que lhes é dado nos processos de governo das suas organizações.
11:45 – 12:15 Debate
12:15 - 12:45 Conferência: “Cidadania nas Sociedades, Cidadania nas Organizações” Os modelos de Corporate Governance e de Human Governance têm, na sua base, a assunção de que as empresas não têm apenas uma missão económica e financeira a desempenhar na sociedade, mas constituem também poderosos meios de socialização e de “construção cultural” perante os seus stakeholders e perante a sociedade em geral. Neste painel pretende-se debater em que medida os modelos de gestão seguidos pelas empresas e organizações são mais ou menos potenciadores do desenvolvimento de uma competência cada vez mais crítica no mundo de hoje: A CIDADANIA.
12:45 - 13:00 Debate
13:00 - 14:30 Almoço
14:30 – 15:15 Painel: “Que Formação em Gestão das Pessoas para os Gestores do Futuro: O Papel das Universidades” Tem sido amplamente discutido que a sociedade atual pulveriza muitos dos considerados valores tradicionais e impõe às pessoas um tipo de competências que, muitas vezes, não só são difíceis de encontrar no mercado de trabalho como não têm uma resposta muito eficaz no atual sistema de ensino universitário. O desfasamento de competências entre aquelas que são requeridas pelo mercado e as que são geradas pelas Universidades constitui um dos problemas críticos para o desenvolvimento do país. Neste painel pretende-se discutir o papel das Universidades na construção dos saberes e das competências que são realmente críticas para o desenvolvimento económico e social e, em concreto, o lugar da formação específica em Gestão das Pessoas para aqueles que vão ter como missão, no futuro, gerir empresas, pessoas e negócios.
15:15 – 15:30 Debate
15:30 – 16:00 Conferência: “A Virtude nas Organizações” O conceito de virtude tem sido abordado mais no domínio filosófico, religioso ou moral, do que nos contextos da gestão. No entanto, a “virtude” tem vindo a tornar-se um tópico cada vez mais importante, não só em termos de pesquisa académica mas também no seio de empresas que assumem a Responsabilidade Social e o Governo Corporativo como projetos que lhes permitem explorar e potencializar o seu papel na criação de ambientes profissionais mais novos, mais holísticos, mais saudáveis e mais humanos. Nesta comunicação são explorados os seguintes tópicos: O que se entende por “Virtude nas Organizações?”; Quais as principais características das “Organizações Virtuosas”?; Em que medida as “Virtudes Organizacionais” podem favorecer o desenvolvimento do “Capital Psicológico” dos colaboradores? É fácil conciliar a “virtude” com o sucesso nos negócios?
16:00 - 16:15 Debate
16:15 – 16:45 Coffee-break
16:45 – 17:45 Painel: “Que Futuro para a Gestão das Pessoas” Na sociedade atual parecem surgir sinais de que, embora os discursos de gestão sejam muito prolixos e enfáticos no tocante à importância das pessoas nas empresas e organizações, estes aspetos são sempre desconsiderados ou relegados para segundo plano nos projetos de reorganização e de reestruturação empresariais. Pretende-se reunir neste painel um conjunto de Diretores de Recursos Humanos de empresas representativas, para discutir os novos rumos que a Gestão de Pessoas deverá seguir de modo a tornar-se um verdadeiro “business partner” e assumir maior protagonismo nos rumos estratégicos das empresas e organizações.
17:45 – 18:00 Debate
18:00 – 18:30 Sessão de Encerramento
20H00 - 23h30 Jantar e entrega dos Prémios APG Recursos Humanos – Four Seasons Hotel Ritz Lisbon
Local de Realização Centro Cultural de Belém – Sala Almada Negreiros Praça do Império 1449-003 Lisboa www.ccb.pt
Investimento * Sócios Coletivos e Efetivos: 250,00€ + 23% IVA = 307,50€ Não sócios: 350,00€ + 23% IVA = 430,50€ Estudantes e Desempregados: 50,00€ + 23% IVA = 61,50€
* A inscrição inclui: assistência às sessões, pasta com documentação, coffee-break’s e jantar (à exceção dos estudantes e desempregados).
Cancelamento de inscrições O cancelamento não obriga ao pagamento da inscrição se fôr comunicado por escrito até 5 dias úteis antes do início do Encontro Nacional. Após essa data não é possível aceitar quaisquer cancelamentos sendo obrigatório o pagamento podendo, no entanto, o participante ser substituído por outro desde que comunicado por escrito.
Certificado e Documentação Após o Encontro Nacional será enviado por via eletrónica a todos os participantes, no prazo máximo de uma semana, o certificado de participação bem como a documentação que tenha sido disponibilizada pelos oradores.
Notas - programa sujeito a eventuais alterações - as inscrições como estudantes ou desempregados só são aceites com o envio dos respetivos comprovativos - os almoços não estão incluídos no preço da inscrição - o jantar não está incluído no preço dos estudantes e desempregados; para estes o valor do jantar é de 50,00€ (IVA incluído)
Ficha de Inscrição
Informações Tel.: 21 352 27 17 / 21 358 09 12 email: global@agg.pt
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