2013-10-08
Faleceu Acácio Dores, fundador da APG
Só agora tivemos conhecimento do falecimento, no passado dia 30 de agosto, de Acácio Dores, um dos 19 membros-fundadores da APG (antiga APDCP – Associação Portuguesa dos Directores e Chefes de Pessoal) e 1º secretário eleito da nossa associação de 1964 a 1968. Exerceu ainda as funções de Vice-Presidente da Direção e de Presidente do Conselho Fiscal, entre 1969 e 1971.
Em 1964, ano da criação da APG, Acácio Dores era chefe de secção na antiga Mobil Oil, responsável pelo estudo e gestão das políticas de reforma, invalidez e sobrevivência bem como pelo sistema de Higiene e Segurança no Trabalho.
Até 2003, Acácio Dores foi o sócio nº 1 da APG, pois segundo a ordem alfabética dos fundadores em 1964, era ele o primeiro subscritor do pedido feito ao então Ministério da Educação Nacional para aprovação dos primeiros estatutos.
Nesse ano, dirigiu uma carta à Direção Nacional solicitando a troca de número com o sócio Raul Caldeira pois entendia que o mérito da criação da nossa associação se devia, em grande parte, a este último, passando então a ficar com o nº 15 e Raúl Caldeira com o número 1, que este último ainda mantém.
Acácio Dores estava reformado e era atualmente sócio Honorário da APG.
Os Corpos Sociais da APG não querem deixar de endereçar à família os seus mais sentidos pêsames. |