2025-12-03
O valor (in)visível das soft skills
Hoje, mais do que nunca, as organizações precisam de profissionais completos, capazes de aliar competências técnicas a comportamentos que potenciem resultados.
Nem só de técnica vive uma empresa. A transformação digital tem acelerado a procura por profissionais capazes de dominar novas linguagens, frameworks e ferramentas, mas a diferença entre um projeto que prospera e outro que fica aquém, raramente se mede apenas pelo conhecimento técnico. A forma como comunicamos, colaboramos, resolvemos problemas e nos adaptamos, as chamadas soft skills, funcionam como o verdadeiro alicerce do desempenho das equipas tecnológicas.
Apesar de várias empresas considerarem que é mais fácil ensinar tecnologia do que desenvolver competências comportamentais, o peso do fator humano continua a ser subestimado. A comunicação clara, o trabalho em equipa, a aprendizagem contínua, a gestão de tempo e a adaptabilidade à mudança têm impacto direto na produtividade, inovação e, consequentemente, nos resultados de negócio. São estas competências que transformam um bom técnico num profissional completo e, eventualmente, num ótimo líder.
|