2025-08-25
Quais são as 10 competências mais procuradas pelos empregadores?
As denominadas soft skills facilitam a colaboração entre equipas, reforçam a liderança e contribuem para um ambiente de trabalho mais inovador e produtivo.
De acordo com o inquérito Leadership Outlook, realizado pela consultora Evermonte Institute, a soft skill mais valiosa no mundo corporativo atual é a capacidade de comunicar e ouvir ativamente.
Outra muito valorizada é a empatia. Esta capacidade parece simples, mas exige total atenção num ambiente cada vez mais exigente. Um líder que realmente ouve as suas equipas, compreende diferentes pontos de vista, consegue evitar mal-entendidos, resolver conflitos e tornar os colaboradores mais comprometidos.
Além disso, se um líder consegue comunicar objetivos e necessidades, toda a equipa tende a alinhar-se melhor, e a produtividade aumenta como resultado.
Segundo o Evermonte Institute, não é por isso de admirar que para 70,3% dos executivos inquiridos no estudo», a comunicação e escuta ativa seja a competência mais exigida nos processos de seleção deste ano.
Com 69,4% das menções no inquérito, a inteligência emocional ocupa o segundo lugar como competência mais crítica no local de trabalho. Segundo a revista Forbes é a capacidade de compreender, controlar e utilizar as emoções de forma construtiva, tanto as suas como as dos outros.
A “resiliência” e o “foco nos resultados” também se destacaram entre as soft skills mais valorizadas no local de trabalho, alcançando a terceira e a quarta posições no ranking, indicadas por 63,4% dos inquiridos.
Outras competências identificadas como decisivas nos processos de contratação incluem a perspicácia, o pensamento crítico, a tomada de decisões, a capacidade de negociação, a flexibilidade e a criatividade. |