|
2023-05-16
17 de maio: Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e Transfobia
O Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia e Transfobia (IDAHO - International Day Against Homophobia) comemora-se a 17 de maio, data em que a Organização Mundial de Saúde retirou da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID)”, em 1990, a homossexualidade da sua lista de doenças mentais, corrigindo esse erro histórico.
Com este dia pretende criar-se uma consciência global para o fenómeno da homofobia e transfobia e em que todos os cidadãos são chamados a contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
Ao longo de séculos, foi considerada doença ou distúrbio, pecado, proibida por lei. Foi razão de penas de morte, até que os países desenvolvidos reeducaram as sociedades para a perceção de que a homossexualidade não tem cura porque não é doença, não tem perdão porque não é pecado.
No Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia, o mundo traça mais um combate na batalha contra a homofobia, pelo direito à diferença. Neste dia, em 1990, a OMS deu o primeiro passo e em 1991, a Amnistia Internacional passa a considerar que a discriminação contra homossexuais é uma violação aos direitos humanos.
Passaram mais de duas décadas, mas até as sociedades ditas mais desenvolvidas têm de lutar contra a homofobia, uma luta que só será ganha quando deixar de fazer sentido.
Na APG respeita-se a diferença, seja ela de que natureza for, e luta-se contra o preconceito.
Todos diferentes, todos iguais, pois "O Melhor do Mundo está nas Pessoas”! |
|
|
|