Siga-nos agora em
english version
INÍCIO  |  INÍCIO  |  LOGIN SÓCIOS  |  CONTACTOS  |  MAPA DO SITE
PESQUISAR
 
   

LIVRARIA - FICHA DE PUBLICAÇÃO

voltar ]
Internacionalização e Globalização de Empresas
Autor: José Moleiro Martins
Editora: Sílabo

Preço APG: 9,72 €

As empresas portuguesas iniciaram o seu processo de internacionalização no início da década de 1990. O incentivo ao abandono das atividades do setor primário, a desindustrialização e o desligamento da universidade e dos centros de investigação da realidade empresarial (apesar do apoio financeiro recebido da União Europeia), perpetuados por sucessivos Governos até aos nossos dias, contribuiu para adiar a criação de vantagens competitivas no mercado internacional através do fomento da inovação e do empreendedorismo em setores estratégicos da economia portuguesa.

Desde a queda do «muro de Berlim» (ano de 1989) que a internacionalização das empresas portuguesas deixou de ser uma questão de opção, para se tornar num imperativo competitivo.

O mercado é doméstico, mas a concorrência é global.

A internacionalização das organizações pode começar pela sua integração numa cadeia de valor transnacional, a qual pode assumir a forma de uma rede baseada em acordos inter-empresariais nos planos nacional e internacional. As empresas não são autossuficientes em recursos e serviços que necessitam. A internacionalização é um processo dinâmico mediante o recurso a vários modos operativos associados ao compromisso (crescente) das empresas com os respetivos mercados servidos.

A capacidade para produzir produtos e serviços vendáveis no mercado internacional é uma forma de assegurar a competitividade e de ajustar o posicionamento estratégico das empresas face ao aumento da concorrência decorrente da globalização.

A incerteza inerente à globalização constitui uma oportunidade para as empresas «entrantes» (start upse spin offs) no mercado onde a dimensão deixou de ser requisito competitivo, visto que a flexibilidade e adaptabilidade apoiadas no conhecimento (melhoria e criação de produtos de encontro às necessidades e às tendências do mercado) são uma fonte crucial de competitividade.

A experiência internacional incipiente das empresas não deve ser vista como um handicap, uma vez que a internacionalização configura um fenómeno de aprendizagem contínua perante os desafios contingentes da concorrência.

voltar ]
 
LIVRARIA APG [lista completa]

Através de acordos assinados com várias editoras, os sócios da APG poderão adquirir obras de referência na área da Formação e da Gestão das Pessoas com um desconto de 10% sobre o preço de capa.
As encomendas seguirão à cobrança, via CTT.
O valor mencionado já inclui o IVA e o desconto.
Ao preço total dos livros acrescem os portes de correio.
O prazo máximo do envio, após a receção dos pedidos, é de 3 dias úteis.

Consulte aqui a brochura da livraria APG.
Pesquisa de livros por ordem alfabética:
A-B I-J Q-R
C-D K-L S-T
E-F M-N U-W
G-H O-P X-Z
PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE
Resiliência para Principiantes (2ª edição)
Autor: Alina Oliveira
Editora: Sílabo

Preço APG: 7,92 €
   (IVA Incluído)

Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados
Autor: Nuno Saldanha
Editora: FCA Editores

Preço APG: 14,98 €
   (IVA Incluído)

   

 
Início | RH atual | Sobre a APG | Sócios | Formação & Coaching | Publicações | Prémios | Ligações | Mapa do site | Contactos | Termos & Condições
redicom.pt