|
25-05-2022
Leading People - International HR Conference 2022
Centro Cultural de Cascais
Data: 25 de maio 2022 Local: Centro Cultural de Cascais Tema: "Act Now for Human Health" Organização: Tema Central
Há uma nova definição de trabalho a nascer. Nessa definição cabem agora conceitos que não faziam parte das regras do jogo.
A Pandemia veio alterar as relações laborais e novas tensões estão a emergir no mundo do trabalho: tensões sociais do “me over we” – individualismo sobre o coletivo – como imprimir a ideia do coletivo quando o trabalho remoto nos está a colocar dentro de bolhas ou caixas de zoom?; tensões entre empregado e empregador, que se traduzem na necessidade de manter a cada vez mais difícil motivação das pessoas, que se procuram a si próprias fora do local de trabalho – o indivíduo procura-se no que é e não só no que faz, o trabalho já não é o fim último da realização individual; tensões resultantes da nova definição de local de trabalho trazida pela dominância do trabalho remoto, ou híbrido, em detrimento do trabalho presencial, a que acresce uma competição global determinada pela eliminação de fronteiras no mundo laboral; tensões internas do trabalhador que o colocam perante novos dilemas éticos e morais que desgastam a sua saúde física e mental que já estava em declínio desde a revolução industrial.
Desde a experiência da finitude, da morte e da doença, trazida pela Pandemia: How has the Pandemic made you think life, ao movimento The Great Resignation e à semana dos 4 dias, os tempos atuais são verdadeiramente desafiantes e, por isso, a reorganização do mundo do trabalho é urgente e deve incluir preocupações como a solidão, a saúde mental, a importância do cuidar, wellbeing e worklife balance, gentileza e compaixão, espiritualidade, meditação, mindfulness, etc.
Não chega às lideranças focarem-se em estratégia, objetivos e resultados para conseguirem serem bem-sucedidas, mais do que nunca importa pensarem no indivíduo e nas suas mais elementares necessidades que hoje já não são só ter um emprego e receber um salário. As lideranças precisam de atuar orientadas por desígnios mais amplos, pela Saúde Humana.
Mais informações no website do evento. |
|
|
|