Destinatários
Profissionais que pretendam saber como implementar culturas de propósito e medir o seu impacto na organização e na sociedade.
Enquadramento
Uma organização que não tenha um Propósito e não contribua para o bem-estar da sociedade, terá menos acesso a talento (-35%), mais absentismo (+11%), menos produtividade (-12%), menos consumidores (-87%) e menor margem de venda dos seus produtos/serviços (-13%). Será uma organização menos sustentável, com menor potencial de criação de valor e com menos valor para os acionistas.
O Propósito Organizacional é fruto de um pensamento estratégico e genuíno. A organização e os seus acionistas devem “acreditar” que o seu objetivo não é apenas “ganhar dinheiro”, mas sim, também, contribuir para o bem da sociedade.
Existindo esta visão, e vontade, então, o Propósito deve ser formalizado e fomentado no dia-a-dia. Para tal, a existência de uma cultura de propósito na organização é fundamental, é a base.
Para criar a cultura é fundamental saber quais as variáveis que a promovem, diagnosticar e desenvolver ações no tempo, para que se materialize.
Nesta ação de formação serão partilhados modelos que permitem implementar culturas de Propósito e ferramentas (SROI) para medir o seu impacto na organização e na sociedade.
Objetivo Geral
Dar a conhecer modelos de Propósito Organizacional, a sua relação com rentabilidade, e a metodologia SROI (Social Return on Investment) que permite estimar o impacto em € na sociedade das ações realizadas.
Objetivos Específicos
No final da ação de formação os participantes deverão estar aptos a:
• Saber como diagnosticar e implementar culturas de Propósito nas organizações
• Saber como avaliar o impacto do Propósito Organizacional na rentabilidade
• Conhecer a metodologia SROI
• Saber como calcular o SROI das ações implementadas
Conteúdo Programático
1) Propósito Organizacional
• Conceito
• Modelos
• Métricas
• Casos
• Diagnóstico de cultura de Propósito
• Implementar culturas de Propósito
2) SROI (Social Return on Investment)
• Conceito
• Modelo
• Casos
• Como calcular
Metodologia
Essencialmente prática durante a qual os participantes terão acesso às metodologias que lhes permitam implementar e medir culturas de Propósito Organizacional.
Serão partilhados casos reais em Portugal e realizado um caso prático em grupo, tanto na primeira parte (Propósito Organizacional), como na segunda (SROI).
Formador
Georg Dutschke. Doutorado em Gestão e Marketing pela Universidade de Sevilha/Universidade Nova de Lisboa. Foi gestor e diretor de Marketing, Vendas, Logística e Geral, em empresas como a Johnson & Johnson, Johnson Wax, Sara Lee, Warner Brothers, PTMultimédia, Pescanova e Angelini Portugal. É docente universitário e cofundador do Happiness Works, Purpose Lab e ASIBEAM (rede de 26 universidades em Portugal, Espanha e América Latina, que tem como missão contribuir para a redução da pobreza e da fome). É autor de diversos livros e artigos académicos e realiza projetos de consultoria em Propósito Organizacional, gestão de pessoas e responsabilidade social corporativa.