• Profissionais de Recursos Humanos
• Profissionais de Marketing
Enquadramento
As organizações vivem hoje um contexto com um elevadíssimo grau de competição pelo talento. Com a emergência do digital, a informação disponível aumentou e os candidatos têm hoje recursos que lhes permitem tomar decisões baseadas nos dados públicos. Se a sua organização quer vencer esta “batalha”, urge que comece a desenvolver uma estratégia de Employer Branding que posicione a marca empregadora e a distinga dos seus principais competidores.
Objetivo Geral
Aprender a desenhar uma estratégia de Employer Branding assente numa
Employee Value Proposition (proposta de valor) única e diferenciada como metodologia de atração e fidelização de talento.
Objetivos Específicos
No final da ação de formação os participantes deverão estar aptos a:
• desenvolver conhecimentos e competências técnicas de Employer Branding;
• fortalecer o pensamento estratégico do Employer Branding;
• desenhar estratégias de mensuração dos esforços em Employer Branding e saber como acompanhar sucessos de execução do plano estratégico
Além disso,esta ação de formação trará respostas para as seguintes perguntas:
- O que é e não é Employer Branding?
- Como construir e auditar uma Marca Empregadora?
- O que é o
Employee Value Proposition? Que elementos, etapas e pessoas estão envolvidos na sua definição?
- O que são e como construir as
Candidate Personas da sua marca?
- Como criar e gerir a Jornada de Candidato e o seu Funil de Recrutamento?
- O que são e como construir as experiências do seu candidato e colaborador?
- Como medir os resultados e sucesso da sua Marca Empregadora?
Conteúdo Programático
Módulo 1 – Introdução ao Employer Branding | Conceitos Básicos- O que é e não é
Employer Branding
- História do
Employer Branding
- Escala de Maturidade de Employer Branding
- Como construir uma Marca Empregadora
- Employer Branding Toolkit + Auditoria Digital
•
Employee Value Proposition:
- O que é
Employee Value Proposition- Premissas
- Dimensões Geradoras de Valor
- Elementos que formam o
Employee Value Proposition- Forma de Apresentação
- Relação com Cultura e Employer Branding
- Preferências + Localização
- Quem deve estar envolvido
- Dicas
Módulo 2 – Candidate Experience• Planeamento:
- Construindo as Candidate Personas
- Construindo a sua história – Storytelling
- Construindo a sua Jornada
• Marketing de Recrutamento/ Candidate Experience:
- O que é Candidate Experience
- Por que investir em Candidate Experience?
- Passos para construção da Experiência do seu candidato
- Etapas da Jornada de Candidato
- Inbound Recruiting
- Primeiros passos da jornada
- Etapa por Etapa
- Funil de Recrutamento
- Dicas para a experiência
Módulo 3 – Employee Experience- O que é Employee Experience
- Evolução da Employee Experience
- Principais conceitos
- Ambientes Experienciais
- Employee Map Journey
- Principais fases
Módulo 4 – Métricas- Consequências de não mensurar
- Métricas de Construção
- Métricas de Resultado
- Métricas de Reputação
- Dicas Finais
Metodologia
Esta formação utilizará uma metodologia ativa em que os formandos serão convidados a fazer múltiplos exercícios como forma de incrementar a apreensão do conhecimento.
Formador
Miguel Luís. Ma(RH)keter, fundador da Comunidade Employer Branding Portugal.
A
APG reserva-se o direito de proceder a alterações de parte do programa
e/ou de formador sempre que tal se justifique e por razões de força
maior.