Siga-nos agora em
english version
INÍCIO  |  LOGIN SÓCIOS  |  CONTACTOS  |  MAPA DO SITE
PESQUISAR
 
   

FORMAÇÃO

voltar ]
SROI (Social Return on Investment).
Como medir o impacto dos Investimentos Sociais - AÇÃO ONLINE
Ação de Formação Online
Esta ação de formação será transmitida através da plataforma online Zoom em que os formandos poderão participar e interagir em tempo real com o formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões oralmente ou por escrito no momento que necessitem.

Destinatários
Profissionais de empresas que pretendam conhecer métricas de avaliação do impacto, na sociedade, de projetos sociais e, desta forma, possam tomar decisões de gestão sobre quais apoiar
Profissionais de organizações do setor social que pretendam saber como medir o impacto (em €) de um projeto social na sociedade e, desta forma, obterem métricas que lhes permitam ter mais sucesso na obtenção de financiamento público e privado

Enquadramento
O número de projetos sociais tem vindo a crescer nos últimos anos, originando uma maior concorrência pelos fundos disponíveis.
Para garantir a sua sustentabilidade, as organizações sociais não podem estar dependentes da caridade. Devem utilizar métricas de gestão que lhes permitam demonstrar a relevância do projeto que desenvolvem.
Para as empresas que têm de tomar decisões sobre quais os projetos sociais a apoiar, saber como avaliar (em €) o seu impacto na sociedade (SROI) é uma mais-valia. Permite suportar a decisão com base em métricas de gestão e não apenas na sensibilidade de quem decide.
O SROI é uma metodologia que aproxima as organizações sociais e as empresas no processo de decisão e na criação do bem-estar na sociedade.

Objetivo Geral
Dar a conhecer a metodologia SROI e sua mais-valia para quem pretende obter fundos (organizações sociais) e disponibilizar fundos (empresas).

Objetivos Específicos
No final da ação de formação os participantes deverão estar aptos a:
Conhecer a metodologia SROI
Identificar as mais-valias do SROI para as empresas financiadoras
Identificar as mais-valias do SROI para as organizações sociais
Saber como calcular o SROI

Conteúdo Programático
O conceito SROI. Modelo, mais e menos valias
Estabelecer o propósito
Identificar os stakeholders relevantes
Elaborar mapa de mudanças
Determinar o impacto
Cálculo do SROI
Implementação, análise e resultados
Cálculo do SROI
Auditoria dos custos associados à missão/projecto
Identificação do bem-estar criado na sociedade
Definição de métricas
Procura de informação para calculo das métricas
Cálculo do impacto em €
Casos reais de aplicação do SROI em Portugal
Cálculo do SROI de um caso real

Metodologia
Na primeira parte da sessão será explicada a metodologia SROI e como a aplicar em projetos sociais, seja na perspetiva do financiado seja do financiador.
Na segunda parte da sessão será realizado um caso prático e real, em grupo, de como calcular o SROI de dois diferentes projetos e, com base nos resultados, como tomar a decisão em qual investir.

Requisitos
Ter acesso à internet e um dispositivo (computador, tablet ou smartphone) com microfone e câmara para lhe proporcionar a mesma experiência que na formação presencial.

Formador
Georg Dutschke. Doutorado em Gestão e Marketing pela Universidade de Sevilha/Universidade Nova de Lisboa. Foi gestor e diretor de Marketing, Vendas, Logística e Geral, em empresas como a Johnson & Johnson, Johnson Wax, Sara Lee, Warner Brothers, PTMultimédia, Pescanova e Angelini Portugal. É docente universitário e sócio fundador do Happiness Works Portugal, Digital Listening Lab e ASIBEAM (rede de 26 universidades em Portugal, Espanha e América Latina, que tem como missão contribuir para a redução da pobreza e da fome). É autor de diversos livros e artigos académicos e realiza projetos de consultoria em gestão, marketing, gestão de pessoas e responsabilidade social corporativa.

Data/Horário
18 e 19 de novembro 2020
Das 14h30 às 18h00 (7 horas)
Formação online via Zoom

Investimento (inclui Manual em formato digital)
Sócios Efetivos e Coletivos


225,00€ + 23% IVA = 276,75€

Sócios Aderentes (estudantes) e Desempregados

100,00€ + 23% IVA = 123,00€

Não Sócios

300,00€ + 23% IVA = 369,00€


Nota
A APG reserva-se o direito de proceder a alterações de parte do programa e/ou de formador sempre que tal se justifique e por razões de força maior.


 

   
 
RH atual | Sobre a APG | Sócios | Formação | Coaching | Publicações | Ligações | Mapa do site | Contactos | Termos & Condições
redicom.pt