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FORMAÇÃO

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Gestão do Stress e Promoção do Bem-estar Organizacional
Destinatários
•    Diretores, Gestores e Técnicos de Recursos Humanos ou Profissionais com responsabilidades no Departamento de Recursos Humanos
•    Líderes ou Chefes de Equipa
•    Todos os Profissionais com responsabilidade no Bem-estar Organizacional ou com interesse na área

Enquadramento

O stress, ou as alterações psicológicas e físicas que lhe estão associadas, foram consideradas pela Organização Mundial de Saúde como a “epidemia do século XXI”. As suas consequências são devastadoras para a saúde mental dos indivíduos mas também para o bem-estar organizacional, bem como do ponto de vista económico para as organizações. Segundo a OIT, só na Europa, o stress representa para as empresas uma perda de cerca de 617 mil milhões de euros. Além disso, os dados também apontam para uma elevada prevalência da vivência de stress entre os indivíduos ativos e indicadores bastantes preocupantes no que concerne ao risco de burnout.
Exatamente por estes motivos urge que as organizações implementem verdadeiras estratégias de redução dos fatores de risco relativamente ao stress e implementem, paralelamente, uma estratégia de promoção do bem-estar organizacional.

Objetivo Geral

Dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas úteis para gerir o stress organizacional e promover o bem-estar.

Objetivos Específicos
No final da ação de formação, os participantes deverão estar aptos a:
•    Reconhecer as principais fontes e consequências do stress e do Bem-estar Organizacional
•    Identificar sinais de alerta e estratégias e ferramentas de avaliação
•    Implementar estratégias de redução do stress organizacional e da promoção do bem-estar adequadas ao contexto em que estão inseridos

Conteúdo Programático

•    O papel dos gestores de pessoas na gestão do stress e na promoção do bem-estar organizacional
•    Conceitos: stress e bem-estar
•    O Stress: modelos explicativos, fatores de risco, fontes de stress, causas, reações e consequências individuais e organizacionais
•    Estratégias de prevenção, mitigação e gestão do stress em contexto de trabalho
•    O Bem-estar: definição, modelos e fatores relevantes
•    Consequências individuais e organizacionais do bem-estar
•    Estratégias de promoção do bem-estar em contexto de trabalho

Metodologia
Pedagogia Ativa e com recurso ao Design Thinking.

Formador
Liliana Pitacho.
Licenciada e Mestre em Psicologia (FP-UL). Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos (ULHT) e Doutoranda em Ciências Sociais na Especialidade de Comportamento Organizacional (ISCSP-UL). Docente no ensino superior, colabora com diversas instituições de ensino superior. Técnica Superior de Psicologia com vasta experiência no terceiro setor.
Autora e co-autora de diversas comunicações em eventos científicos e artigos da especialidade.

Data/Horário/Local de Realização
25 de março 2020

Das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (7 horas)
Sede Nacional da APG
Avenida António Augusto de Aguiar, nº 106 – 7º • 1050-019 Lisboa
(frente ao “El Corte Inglès”)
Tel.: 213 580 912
email: global@apg.pt

Investimento (inclui documentação e coffee-breaks)
Sócios Efetivos e Coletivos


225,00€ + 23% IVA = 276,75€

Sócios Aderentes (estudantes) e Desempregados

100,00€ + 23% IVA = 123,00€

Não Sócios

300,00€ + 23% IVA = 369,00€


Nota
A APG reserva-se o direito de proceder a alterações de parte do programa e/ou de formador sempre que tal se justifique e por razões de força maior.


 

   
 
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