Acão de Formação Online
Esta ação de formação será transmitida através da plataforma online Zoom em que os formandos poderão participar e interagir em tempo real com o formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões oralmente ou por escrito no momento que necessitem.
Destinatários
• Diretores, Gestores e Técnicos de Recursos Humanos ou Profissionais com responsabilidades no Departamento de Recursos Humanos
• Líderes ou Chefes de Equipa
• Todos os Profissionais com responsabilidade no Bem-estar Organizacional ou com interesse na área
Enquadramento
O stress, ou as alterações psicológicas e físicas que lhe estão associadas, foram consideradas pela Organização Mundial de Saúde como a “epidemia do século XXI”.
As suas consequências são devastadoras para a saúde mental dos indivíduos mas também para o bem-estar organizacional, bem como do ponto de vista económico para as organizações. Segundo a OIT, só na Europa, o stress representa para as empresas uma perda de cerca de 617 mil milhões de euros. Além disso, os dados também apontam para uma elevada prevalência da vivência de stress entre os indivíduos ativos e indicadores bastantes preocupantes no que concerne ao risco de burnout.
Acrescendo aos fatores anteriores, a pandemia COVID-19 trouxe desafios inesperados para as organizações, para os quais a capacidade de resiliência e gestão de stress se posicionam como recursos imprescindíveis para a superação dos obstáculos na reorganização e reestruturação dos processos de planeamento, organização, direção e controlo.
Assim, urge que as organizações implementem verdadeiras estratégias de redução dos fatores de risco relativamente ao stress e implementem, paralelamente, uma estratégia de promoção do bem-estar organizacional.
Objetivo Geral
Dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas úteis para gerir o stress pessoal e organizacional e promover o bem-estar, contribuindo tais recursos para o sucesso das organizações, na resposta ao desafio COVID-19.
Objetivos Específicos
No final da ação de formação, os participantes deverão estar aptos a:
• Reconhecer as principais fontes e consequências do stress e do bem-estar Organizacional
• Identificar sinais de alerta e estratégias e ferramentas de avaliação
• Implementar estratégias de redução do stress organizacional e da promoção do bem-estar adequadas ao contexto em que estão inseridos
• Identificar os principais desafios inerentes à pandemia COVID-19 na sua organização, e os conhecimentos e ferramentas de gestão de stress aplicáveis.
Conteúdo Programático
• O papel dos gestores de pessoas na gestão do stress e na promoção do bem-estar organizacional
• Conceitos: stress e bem-estar
• O Stress: modelos explicativos, fatores de risco, fontes de stress, causas, reações e consequências individuais e organizacionais
• Estratégias de prevenção, mitigação e gestão do stress em contexto de trabalho
• O Bem-estar: definição, modelos e fatores relevantes
• Consequências individuais e organizacionais do bem-estar
• Estratégias de promoção do bem-estar em contexto de trabalho
Metodologia
Pedagogia ativa e com recurso a dinâmicas de grupo.
Requisitos
Ter acesso à internet e um dispositivo (computador, tablet ou smartphone) com microfone e câmara de forma a que lhes seja proporcionada a mesma experiência que na formação presencial.
Formador
Paulo Sequeira. Licenciado em Reabilitação e Inserção Social (ISPA). Mestre e Doutorado em Ciências da Educação (Universidad de Málaga). Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos (Universidade Católica Portuguesa). Liderança de Equipas de Alto Desempenho (Universidade Católica Portuguesa). Curso Avançado em Gestão Pública (ISG). Dirigente na Administração Pública, docente no ensino superior e formador, colabora com diversas instituições de ensino superior e empresas.
Data/Horário
3 de março 2021
Das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (7 horas)
Formação online via Zoom
Contactos
Tel.: 213 580 912
email: global@apg.pt