Acão de Formação Online Esta ação de formação será transmitida através da plataforma online Zoom em que os formandos poderão participar e interagir em tempo real com o formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões oralmente ou por escrito no momento que necessitem.
Destinatários • Diretores/Responsáveis, Técnicos e Consultores de Recursos Humanos • Responsáveis de Relações Laborais • Diretores/Responsáveis Administrativos • Diretores de Formação
Enquadramento As necessidades de informação das organizações ao nível dos Recursos Humanos raramente são totalmente abrangidas pelas potencialidades dos seus sistemas informáticos core. O Excel surge, neste âmbito, como uma ferramenta especialmente importante para dar às organizações a maleabilidade suficiente para responder às exigências do mercado de trabalho. Este curso de formação centra-se nas funcionalidades do Excel especialmente indicadas para fazer a ponte entre as aplicações core dos Recursos Humanos e as necessidades de produzir informação pertinente de forma eficaz e eficiente.
Objetivo Geral Usar o Excel para construir e/ou adequar sistemas de informação que integrem de forma eficaz e eficiente o ciclo de vida dos processos de trabalho das áreas abrangidas.
Objetivos Específicos No final da ação de formação os formandos deverão estar aptos a: • Construir ambientes de trabalho eficientes e eficazes • Criar e desenvolver meios para tratar os dados, potenciando a sua utilização futura • Ligar as fontes dos dados (SAP, Meta4, etc) ao Excel • Construir formas automáticas de tratar e apresentar a informação (tabelas, gráficos, quadros, relatórios, etc.) dos Recursos Humanos • Eliminar a redundância da informação utilizada nos vários ficheiros Excel
Conteúdo Programático 1. Personalizar o ambiente de trabalho - Opções de trabalho 2. Formatar dados e tabelas - Formatação condicional - Formatação automática 3. Utilizar variáveis e funções - Criação, utilização e gestão de variáveis - Funções de referência, lógica, matemáticas e estatísticas 4. Importar e exportar dados - Dados de texto e formato Access - Ligar fontes de dados 5. Tabelas e relatórios dinâmicos - Tabelas dinâmicas - Gráficos dinâmicos 6. Gráficos - Criar, personalizar e publicar gráficos 7. Gestão de cenários - Construir cenários - Gerir cenários - Relatórios de sumário 8. Introdução às macros - Criar macros automáticas
Metodologia Realização em PC individual, no Excel (versão a definir), de exercícios práticos para cada um dos pontos do programa.
Requisitos Se possível, ter dois monitores: um para acompanhar a ação de formação e outro para realizar os exercícios solicitados.
Formador Vladimiro Sousa. Responsável pela área de organização da Fundação Calouste Gulbenkian. Desempenhou funções de Chefe de Projetos na Datinfor e na Companhia de Seguros Fidelidade. É formador certificado de vários cursos e desempenha funções de consultoria de negócio no âmbito da reengenharia de processos e sistemas de informação. Colabora com o Instituto Português de Business Process Managment. Docente do curso “Sistemas de Informação”, do Programa Avançado de Recursos Humanos da Universidade Católica Portuguesa. Licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, realizou a especialização em Gestão de Recursos Humanos ao abrigo do programa Erasmus na Universidade da Antuérpia.
Data/Horário 20 de junho 2023 Das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (7 horas)
Contactos Tel.: 213 580 912 email: global@apg.pt
Investimento (inclui manual em formato digital) Sócios Efetivos e Coletivos |
225,00€ + 23% IVA = 276,75€
|
Sócios Aderentes (estudantes) e Desempregados |
100,00€ + 23% IVA = 123,00€ |
Não Sócios |
300,00€ + 23% IVA = 369,00€ | Nota A APG reserva-se o direito de proceder a alterações de parte do programa e/ou de formador sempre que tal se justifique e por razões de força maior.
|