Acão de formação online
Esta
ação de formação será transmitida através da plataforma online ZOOM em
que os formandos poderão participar e interagir em tempo real com o
formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões
oralmente ou por escrito no momento que necessitem.
Destinatários
• Diretores, Técnicos e Consultores de Recursos Humanos
• Responsáveis de Relações Laborais
• Diretores e Técnicos Administrativos
• Diretores de Formação
Enquadramento
As necessidades de informação das organizações ao nível dos Recursos Humanos raramente são totalmente abrangidas pelas potencialidades dos seus sistemas informáticos core. O Excel surge, neste âmbito, como uma ferramenta especialmente importante para dar às organizações a maleabilidade suficiente para responder às exigências do mercado de trabalho.
Este curso de formação centra-se nas funcionalidades do Excel especialmente indicadas para fazer a ponte entre as aplicações core dos Recursos Humanos e as necessidades de produzir informação pertinente de forma eficaz e eficiente.
Objetivo Geral
Usar o Excel para construir e/ou adequar sistemas de informação que integrem de forma eficaz e eficiente o ciclo de vida dos processos de trabalho das áreas abrangidas.
Objetivos Específicos
No final da ação de formação os formandos deverão estar aptos a:
• Construir ambientes de trabalho eficientes e eficazes
• Criar e desenvolver meios para tratar os dados, potenciando a sua utilização futura
• Ligar as fontes dos dados (SAP, Meta4, etc) ao Excel
• Construir formas automáticas de tratar e apresentar a informação (tabelas, gráficos, quadros, relatórios, etc.) dos Recursos Humanos
• Eliminar a redundância da informação utilizada nos vários ficheiros Excel
Conteúdo Programático
1. Personalizar o ambiente de trabalho
- Opções de trabalho
2. Formatar dados e tabelas
- Formatação condicional
- Formatação automática
3. Utilizar variáveis e funções
- Criação, utilização e gestão de variáveis
- Funções de referência, lógica, matemáticas e estatísticas
4. Importar e exportar dados
- Dados de texto e formato Access
- Ligar fontes de dados
5. Tabelas e relatórios dinâmicos
- Tabelas dinâmicas
- Gráficos dinâmicos
6. Gráficos
- Criar, personalizar e publicar gráficos
7. Gestão de cenários
- Construir cenários
- Gerir cenários
- Relatórios de sumário
8. Introdução às macros
- Criar macros automáticas
Metodologia
Realização em PC individual, no Excel (versão a definir), de exercícios práticos para cada um dos pontos do programa.
Requisitos
Se possível, ter dois monitores: um para acompanhar a ação de formação e outro para realizar os exercícios solicitados.
Formador
Vladimiro Sousa. Responsável pela área de organização da Fundação Calouste Gulbenkian. Desempenhou funções de Chefe de Projetos na Datinfor e na Companhia de Seguros Fidelidade. É formador certificado de vários cursos e desempenha funções de consultoria de negócio no âmbito da reengenharia de processos e sistemas de informação. Colabora com o Instituto Português de Business Process Managment. Docente do curso “Sistemas de Informação”, do Programa Avançado de Recursos Humanos da Universidade Católica Portuguesa. Licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, realizou a especialização em Gestão de Recursos Humanos ao abrigo do programa Erasmus na Universidade da Antuérpia.
Data/Horário
12 de Fevereiro 2025
Das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (7 horas)
Contactos
Tel.: 213 580 912
email: global@apg.pt