Acão de formação online
Esta
ação de formação será transmitida através da plataforma online ZOOM em
que os formandos poderão participar e interagir em tempo real com o
formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões
oralmente ou por escrito no momento que necessitem.
Destinatários● Gestores, Coordenadores e Técnicos de Formação
● Diretores, Gestores e Técnicos de Recursos Humanos
● Formadores e Consultores de Formação
● Empresários, Gestores e Empreendedores
Enquadramento
As organizações mais bem sucedidas são aquelas que investem no desenvolvimento continuado das suas pessoas. Estas organizações disponibilizam formação para as pessoas de uma forma sistemática, estratégica e planeada.
A investigação empírica sobre o impacto da formação tem demonstrado que esses resultados positivos dependem tanto do que acontece no período da formação como do envolvimento dos participantes, antes e depois da formação.
Este é o papel central da gestão da formação: assegurar as condições necessárias para a execução eficaz de processos formativos.
Nesta ação de formação, serão trabalhadas todas as condições estratégicas e operacionais para conceber, executar e avaliar projetos de formação, bem como o desenvolvimento de boas práticas de melhoria continua.
Objetivos Gerais
• Promover boas práticas na gestão da formação, melhorando a eficiência e a qualidade.
▪ Gerir, com eficácia, os processos formativos de uma organização, segundo padrões de qualidade.
Objetivos Específicos
No final da ação de formação, os participantes deverão estar aptos a:
● Enquadrar as atividades de gestão da formação na estratégia de desenvolvimento da organização.
● Caracterizar as atividades de planeamento, organização, promoção, coordenação e avaliação de projetos de formação.
● Padronizar as práticas de gestão administrativa da formação através de procedimentos e documentos técnicos.
● Intervir nas diversas dimensões do ciclo formativo, orientando as práticas com os objetivos para a obtenção de resultados.
Conteúdo Programático
1. A Gestão da Formação
• A formação e o desenvolvimento das organizações.
• O ciclo formativo e o papel da gestão da formação.
• O mercado da formação: evolução e características.
2. Identificação de Necessidades de Formação
• Processo de análise: intervenientes e dimensões.
• Metodologias de identificação de necessidades.
3. Conceção do Plano de Formação
• As componentes de um plano de formação.
• O orçamento da formação.
• Formadores internos e externos e empresas de formação.
4. Implementação do Plano de Formação
• Procedimentos de gestão de uma formação.
• A logística e o dossier técnico de acompanhamento.
• A abertura e o encerramento de um ação de formação.
5. Avaliação da Formação
• Níveis de avaliação da formação.
• Técnicas e Instrumentos de avaliação.
• A melhoria contínua.
Metodologia
Na realização da ação serão utilizadas metodologias de formação ativas que promovam os contributos dos participantes a partir das suas experiências profissionais e pessoais, com destaque para estudos de caso, trabalhos em pequenos grupos e debates, numa estratégia de aprendizagem por descoberta.
Formador
Nuno Queiroz de Andrade. Formador e consultor especializado nas áreas de liderança, desenvolvimento pessoal, gestão da formação e formação de formadores. Está empenhado em ajudar as pessoas a construir um sentido para a vida e o trabalho de modo a que sejam mais felizes e produtivas. Presidente da Associação Profissional de Formadores.
Data/Horário
15, 16 e 17 de abril 2024
Das 09h30 às 13h00 (10,5 horas)