2023-11-03
Há uma cidade portuguesa no ranking das 10 melhores do mundo para o trabalho remoto
A WorkMotion.com analisou a compliance das leis laborais locais e atratividade de 85 cidades para trabalho remoto e divulgou um ranking das melhores cidades para os trabalhadores remotos, de acordo com a legislação em vigor, custo de vida, infraestrutura e habitabilidade.
Barcelona é a cidade com melhor classificação global no índice, com boa pontuação em fatores de legislação laboral, felicidade dos cidadãos e visto de nómada digital. Dubai e Praga ocupam o 2.º e 3.º lugares e a capital portuguesa surge em 7.º.
A WorkMotion começou por identificar uma lista de indicadores que afetam se uma cidade é um bom lugar para realocação, abrangendo legislação laboral, infraestrutura, custos e habitabilidade. Em seguida, avaliaram as cidades por factores relacionados com trabalho remoto, antes de seleccionar as 85 cidades com melhor pontuação.
O estudo também analisou o custo de vida em cada cidade, estudando os impostos locais, os custos e a disponibilidade de habitação, e até que ponto a cidade é acessível no que diz respeito à alimentação, energia e outras despesas.
Analisaram ainda as infraestruturas, a facilidade de obtenção de visto, o nível de segurança das cidades, bem como a qualidade do sistema de saúde e o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde. Para concluir a investigação, avaliaram a qualidade e a variedade da oferta cultural, o custo e a qualidade da mobilidade e dados sobre a felicidade dos seus cidadãos.
«O crescimento do trabalho remoto abriu novos caminhos para profissionais em todo o mundo. As pessoas estão cada vez menos restringidas pela localização e pelo emprego, e podem considerar locais estrangeiros como possíveis destinos de trabalho, independentemente de falarem ou não a língua local», afirma Carsten Lebtig, cofundador e diretor administrativo da WorkMotion.
Assim, o top 10 das melhores cidades com infraestruturas para trabalho remoto:
1º Barcelona 2º Dubai 3º Praga 4º Madrid 5º Melbourne 6º Amesterdão 7º Lisboa 8º Sydney 9º Gran Canaria 10º Reykjavik |