2022-07-25
Inquérito Europeu ao Teletrabalho e Direito de Desconexão
A pandemia do COVID-19 alterou a organização do trabalho na Europa. Um grande número de empresas foram forçadas a trabalhar remotamente, e uma parcela significativa delas continua a fazê-lo de várias formas após o levantamento das restrições de distanciamento social.
A empresa Visionary Analytics, contratada pela Comissão Europeia (Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão), está a realizar um estudo a nível europeu para explorar o contexto social, económico e jurídico e as tendências do teletrabalho e o direito de desligar, durante e para além da pandemia de COVID-19. Em Portugal, o estudo é coordenado pelo perito nacional, Dr. Nuno Boavida, professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.
O objetivo deste estudo é compreender como novos hábitos de trabalho podem afetar o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores. O inquérito está particularmente interessado em conhecer os seus pontos de vista sobre:
- Teletrabalho (a capacidade de trabalhar a partir de qualquer lugar) - Direito a desconectar (direito dos trabalhadores a “desligar” do trabalho quando não estão de serviço)
Estudo contribuirá para o debate sobre uma possível resposta política aos novos desafios para os trabalhadores e os empregadores.
O inquérito é respondido anonimamente e não deve demorar mais de 10 minutos a preencher neste link.
Muito obrigado pela colaboração!
|