2022-07-01
Estudo Accenture: profissionais sentem-se pouco interligados com a organização
Um estudo da Accenture revela que apenas uma em cada seis pessoas sente uma ligação efetiva e humana no trabalho, sendo os profissionais que trabalham on-site aqueles que se sentem menos envolvidos.
O estudo «Organizational culture: From always connected to omni-connected» desafia a suposição de que trabalhar unicamente on-site faz com que as pessoas se sintam mais envolvidas. As pessoas que trabalham em regime presencial, em comparação com aquelas que trabalham em locais de trabalho híbridos ou remotos, são as que se sentem menos interligadas dos três grupos estudados – 42% dos colaboradores on-site dizem que se sentem «não envolvidos» versus 36% dos híbridos e 22% dos que trabalham em modo totalmente remoto.
Embora o contacto presencial seja vital, a proximidade física sem que exista apoio da liderança, flexibilidade, tecnologia ou sensação de propósito não se traduz necessariamente em profissionais que sentem uma ligação mais profunda com o seu trabalho e entre si.
A Accenture Research realizou o referido estudo, global, com 1.100 executivos c-level e 5.000 colaboradores com diferentes níveis de competências. Abarcou em ambos os casos 12 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Singapura, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.
Os inquiridos pertenciam a 10 setores: Banca, Seguros e Mercados de Capitais; Comunicações e Media; Bens e Serviços de Consumo; Energia (Petróleo e Gás); Saúde; Life Sciences; Setor Público; Retalho; High Tech; e Utilities.
|