03-06-2022
Estudo «Happiness Works» distinguiu empresas felizes 2022
O projeto «Happiness Works», tem como parceiros a Lukkap Portugal, a revista Exame, ACEGE - Associação Cristã de Empresários e Gestores, Sociedade Rebelo de Sousa Advogados e a APG. A iniciativa distinguiu no passado dia 30 de maio as empresas mais felizes em Portugal.
Realizado desde 2012, o estudo avalia o nível de felicidade das organizações em Portugal através do índice de felicidade organizacional, índice de felicidade dos colaboradores com a organização e índice de felicidade dos colaboradores com a função que desempenham.
No estudo, realizado entre janeiro e abril deste ano, foram recebidas 6.796 respostas de colaboradores de mais de 100 organizações, a maior participação de sempre. Os resultados mostram que o nível de felicidade organizacional tem um ligeiro crescimento de 3,8 para 3,9.
Ter colaboradores felizes é fundamental para as organizações. O estudo HW demonstra que existe uma relação entre felicidade organizacional e rentabilidade. Os colaboradores mais felizes faltam menos 56% e têm menos 43% vontade de sair da organização.
Entre outras variáveis, o estudo HW avalia a felicidade com o trabalho remoto. É relevante observar que quem trabalhou em casa é mais feliz do que quem trabalhou na organização (4,2 vs 3,7) e que os jovens (até 30 anos) são mais felizes que os “menos jovens” (4,0 vs 3,8).
Este ano o estudo perhuntou aos profissionais que benefícios esperam da empresa considerando a nova realidade e modelos de trabalho. Das 1.630 referências recebidas, apenas 31% estão relacionadas com o salário e carreira. 43% referem-se à possibilidade de trabalho remoto e flexível e 26% ao apoio à família e no desfrutar da vida. Estas expetativas sobre o que receber das organizações, colocam grandes desafios às empresas e obrigam a repensar a gestão das pessoas e cultura organizacional.
Com base nas respostas dos seus colaboradores as 20 empresas mais felizes no nosso país são:
IT People, Milestone, WYGroup, Academia Transformar, AMCO Intermediários de Crédito, AMT Consulting, Anturio, Bresimar, Create IT, Estoril Sol Digital, IEP, MWC, PHC, Quilaban, Samsys, Solfut, Team IT, YKK, Ytech, Zolve.
|