Siga-nos agora em
english version
INÍCIO  |  LOGIN SÓCIOS  |  CONTACTOS  |  MAPA DO SITE
PESQUISAR
 
   

LISTA DE NOTÍCIAS

voltar ]
2022-05-20
Mensagem do Presidente da APG sobre o Dia Internacional dos Recursos Humanos


A propósito do Dia Internacional dos Recursos Humanos que se celebra hoje, dia 20 de maio, o Presidente da APG emitiu uma mensagem sobre a efeméride, agestão das pessoas e a sua relação com o momento pelo qual o mundo atravessa.


Mensagem do Presidente da APG a propósito do
Dia Internacional dos Recursos Humanos

Estimado/a Associado/a,
Hoje comemora-se o International HR Day!

Parabéns a si, associado/a da nossa APG!

Parabéns a nós, Gestores de Pessoas, que continuamos ativa e apaixonadamente a acreditar que o melhor das empresas e das organizações está nas Pessoas.

A data de 20 de maio foi proposta pela EAPM (European Association for People Management) para ser comemorado, anualmente, o International Human Resources Day, também já comemorada em várias outras partes do mundo fora do continente Europeu.

Nunca como HOJE faz tanto sentido comemorarmos um dia dedicado aos Gestores de Pessoas e à Gestão das Pessoas nas empresas!

Passamos por mais de dois anos de profundas alterações e mudanças nos processos, nas formas de fazer, na implementação (quase diária) de soluções possíveis para ir respondendo aos enormes desafios que nos foram sendo colocados.

E nós, Gestores de Pessoas, estivemos à altura!

Após a gestão e intervenção em contexto de emergência de inúmeras necessidades de reorganizar as equipas de trabalho, de ajustar os quadros e reorganizar os processos, de organizar e cuidar (sobretudo, cuidar!) das nossas Pessoas face aos novos desafios dos negócios, tivemos, mais recentemente, que ajudar a construir de forma sustentável aquilo a que passámos a chamar de “novo normal”, dando forma, sentido e, sobretudo, imprimindo energia, vigor, e muito envolvimento e esforço pessoal.

Os Gestores de Pessoas foram, e continuam a ser, os grandes protagonistas das mudanças e, sobretudo, da gestão dessas mudanças no nosso novo mundo Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível… Como nós sabemos que a tal sigla BANI é mesmo uma realidade na nossa vida!

Desta forma, em nome de todos os órgãos dirigentes da nossa APG, gostaria de, acima de tudo, expressar um profundo reconhecimento a todos os profissionais que, enfrentando riscos constantes do seu dia-a-dia, têm possibilitado que o nosso cada dia seja sempre um pouco melhor e, sobretudo, vivido com esperança e com a confiança de que um futuro diferente, mais cedo ou mais tarde, irá seguramente chegar. A nossa solidariedade, para com eles, terá de ser inequivocamente manifestada através de atos concretos de cidadania responsável, que demonstrem pela prática constante e continuada que somos merecedores e dignos da generosa entrega do seu sacrifício.

Depois, expressar um reconhecimento pelo papel difícil, mas fundamental, que os profissionais de Gestão das Pessoas têm desempenhado, usando os seus talentos com coragem para que, num contexto de permanente risco de erosão de valores pelo caos de uma situação económica tendencialmente catastrófica, consigam fazer prevalecer nas suas organizações o espírito e a prática do “humanity works”.

Por último, mas não menos importante, a nossa solidariedade vai também para essas mulheres e homens que diariamente nas suas organizações:

• Trabalham duramente para dar sempre prioridade às pessoas em quaisquer circunstâncias;
• Propõem e orientam práticas para um trabalho híbrido, remoto, flexível e ágil;
• São os indutores de estratégias proativas para defesa da saúde física e mental dos colaboradores e do seu bem-estar subjetivo;
• Encorajam e incitam as organizações a desenvolverem modalidades de liderança que favoreçam o engagement das pessoas em contextos de colaboração mais ou menos virtuais;
• Apoiam as pessoas e as organizações para se adaptarem proativamente e saberem capitalizar o potencial transformador de aprendizagem deste “novo normal”.

Por tudo isto, a celebração do Dia Internacional dos RH constitui a homenagem, mais do que apenas aos seus protagonistas diretos, à própria ideia de que, num mundo onde ainda surgem, a vários níveis, inquietantes sinais de dislexia social, são sobretudo os valores da contenção, da compaixão, da generosidade e da consciência que constituem as bases mais sólidas para esta nova reconfiguração do nosso futuro coletivo.

Este ano, conforme amplamente difundido em todas as nossas redes sociais, estamos a celebrar este Dia, tal como a Semana Internacional do Coaching, num evento exclusivo, na cidade de Coimbra, a que designamos APG PEOPLE HUB – Coimbra Edition! Literalmente, viemos à zona centro do país para celebrar e ajudar a colocar as Pessoas no novo CENTRO das organizações.

Em suma, celebrar o Dia Internacional dos RH é reafirmar com firmeza, o princípio de que, finalmente, um mais profundo humanismo irá prevalecer.

Feliz Dia Internacional dos RH para tod@s nós!!

Pedro Ramos
Presidente da Direção da APG

 
   
 
RH atual | Sobre a APG | Sócios | Formação | Coaching | Publicações | Ligações | Mapa do site | Contactos | Termos & Condições
redicom.pt