2021-08-02
ISQ na rede nacional de Digital Innovation Hubs
O Instituto de Soldadura e Qualidade – ISQ, Grupo que reúne 26 empresas, nacionais e internacionais, 16 laboratórios e 1500 colaboradores teve a aprovação de três polos de Inovação Digital ao abrigo do recém aprovado Regulamento do Processo de Reconhecimento dos Polos de Inovação Digital emitido pelo Ministério da Economia e da Transição Digital.
Esta iniciativa destinada à criação de uma Rede Nacional de Polos de Inovação Digital / Digital Innovation Hubs (DIH), seguindo as prioridades definidas no Plano de Ação para a Transição Digital, irá funcionar em articulação com a Rede Europeia de Digital Innovation Hubs, estando enquadrada pelos programas-quadro europeus para 2021-2027, da Comissão Europeia, para I&D e Inovação (Horizonte 2020 e Digital Europe).
Neste sentido, e dada a experiência e know how do ISQ em matérias de Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Ciência dos Dados e Big data; Realidade Virtual e Aumentada, Manufatura Aditiva; Materiais Avançados e Qualificação em competências digitais avançadas, entre os dez polos reconhecidos/qualificados, os três aprovados para o ISQ consideram:
– Produtech Dih (setor Industria)
– Portugal Blue Digital Hub (setor do Mar)
– Defence4Tech Hub (setor da Defesa).
Relativamente ao setor agrícola, o Smart Farm DIH, do qual o ISQ também é parceiro, será agregado a outros 2 DIHs do setor agroalimentar.
Pedro Matias, Presidente do ISQ, refere a importância dos Polos de Inovação Digital como redes colaborativas que incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial, PME, através do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias. Em concreto, pretende-se estimular a incorporação de inteligência artificial, cibersegurança e super-computação na adaptação dos modelos de negócio do nosso tecido empresarial. |