Siga-nos agora em
english version
INÍCIO  |  LOGIN SÓCIOS  |  CONTACTOS  |  MAPA DO SITE
PESQUISAR
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

voltar ]
08-01-2021
2021: Comunicado aos sócios da APG


RECENTRAR NAS PESSOAS, RECENTRAR NOS NEGÓCIOS, RECENTRAR NA VIDA

Todos sabemos e sentimos que o ano que passou marcou as nossas vidas pelas piores razões:

- Pelo sofrimento real daqueles que foram direta e dramaticamente atingidos pela doença;
- Pelo sofrimento psicológico e emocional daqueles que enfrentaram diretamente as perdas das vidas que foram tragicamente ceifadas pela doença;
- Pela angústia de futuros incertos de todos quantos perderam os seus empregos ou viram os seus negócios drasticamente ameaçados;
- Pela dor moral provocada pela perceção do desmoronamento das tessituras sociais e das ordens de vida que nos davam o sentido de “segurança ontológica” e sustentavam os nossos melhores prognósticos de futuro.

Mas, para além dessas razões que desenharam uma marca amarga na cronologia do ano 2020, muitas outras e poderosas razões temos hoje para celebrar as inúmeras provas de coragem, de resiliência e de espírito de combatividade de que o conjunto da comunidade social deu sobejas provas, demonstrando mais uma vez, de forma completamente inequívoca que, por mais complexas e duras que sejam as circunstâncias, as Pessoas representam, e representarão sempre, a força telúrica mais importante e mais fortemente determinante tanto na necessária adaptação reativa aos acontecimentos, como na indispensável recriação proativa de novos e mais promissores horizontes.

O ano passou; mas mantêm-se e possivelmente ainda se manterão por muito tempo as circunstâncias que o tornaram tão tristemente famoso.

E se, durante o ano que passou, muita da nossa fenomenologia social e organizacional foi forçada a reagrupar-se e reorganizar-se para fazer face a imperativos de maior urgência, eventualmente secundarizando ou até desviando-se temporariamente de linhas estratégias e plataformas de ação já definidas, é hoje essencial RECENTRAR as nossas energias, a nossa atenção e os nossos posicionamentos estratégicos nos PROPÓSITOS MAIORES que nos têm animado enquanto comunidade de Gestão das Pessoas:

- RECENTRAR NA VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS
- RECENTRAR NA HUMANIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS
- RECENTRAR NA DIGNIFICAÇÃO DAS NOSSAS VIDAS

A APG, enquanto Associação, também enfrentou em 2020 muitas dificuldades, seja por razões semelhantes a muitas outras organizações, seja por razões específicas e relacionadas com a sua própria dinâmica de funcionamento.

Uma dessas dificuldades e aquela que mais diretamente condicionou a nossa atividade, foi a grande preocupação pelas questões relacionadas com a sustentabilidade financeira da Associação. Apesar de não ser um tema novo e de a APG lutar desde há vários anos com uma dificuldade crónica de financiamento, necessário para tornar possível dinamizar atividades que melhor sirvam os interesses e as legítimas expetativas dos nossos sócios, o facto é que este problema tem vindo a agravar-se, tendo a Direção sido forçada a contrair empréstimos bancários para garantir a manutenção da sua atividade. Acresce que estes empréstimos, que só foram possíveis de obter através da avalização direta de membros da Direção, com o consequente risco pessoal que tal facto acarretou, foram devidamente justificados e aprovados em Assembleias Gerais, convocadas explicitamente para tal efeito.

Apesar destes empréstimos terem constituído importantes “balões de oxigénio”, as dificuldades estruturais da APG foram-se acentuando, razão que levou a Direção, sempre com a devida aprovação da Assembleia Geral, a tomar a decisão, já conhecida, de alienar o património físico que detinha, como a única solução possível para resolver de forma efetiva os problemas financeiros estruturais da Associação.

Resolvida esta situação, que absorveu muito tempo e energia por parte de vários membros da Direção Nacional e da Direção Executiva, é agora tempo, também para nós, de RECENTRAR a atividade da APG naquilo que é essencial: realizar atividades e tomar iniciativas que permitam gerar MAIOR VALOR ACRESCENTADO para os sócios.

Nesse sentido, está já em marcha um Plano de Atividades que, sob este mesmo lema RECENTRAR, permitirá seguramente à nossa Associação, agora com uma maior capacidade e agilidade financeira, servir mais e melhor o PROPÓSITO que sempre nos anima. Ao longo do ano, os sócios serão informados oportunamente de todas as atividades a realizar no âmbito deste Plano.

A APG cumpriu assim um dos princípios fundamentais da “homeostasia”, tal como este conceito é apresentado numa das últimas obras do neurocientista António Damásio: o princípio do “Persistir”.

Para cumprir o segundo princípio, “Prevalecer”, ou “Florescer”, é imperativo o envolvimento de todos, a generosidade de apostar numa causa que, pela sua natureza, a todos pertence, mas a todos transcende: fazer da Gestão das Pessoas uma causa maior.

Acreditamos que a APG pode dar uma maior e melhor contribuição para esta causa. Por isso, aqui deixamos a todos o nosso convite: “venha connosco, quem vier por bem”.

A Direcção Nacional deseja a todos os sócios e suas famílias um Feliz Ano Novo

Lisboa, 8 de janeiro de 2021

A Direção Nacional da APG
 
 
 
RH atual | Sobre a APG | Sócios | Formação | Coaching | Publicações | Ligações | Mapa do site | Contactos | Termos & Condições
redicom.pt