2020-12-09
Morreu Raul Caldeira, fundador e 1º presidente da APG
Faleceu no passado dia 7 de dezembro, no Hospital da CUF, em Lisboa, o Professor Raul Caldeira, fundador, 1º presidente e sócio honorário da APG. Tinha 93 anos.
O sócio nº 1 da nossa associação foi, em outubro de 1964, um dos 19 fundadores da APDCP - Associação Portuguesa dos Directores e Chefes de Pessoal, a antecessora da atual APG - Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, da qual foi o seu primeiro presidente, entre 1964 e 1968. No âmbito da consolidação e legitimação internacional da recém criada associação, Raul Caldeira foi o responsável, em julho de 1965, pela adesão da APDCP à European Association for Personnel Management (EAPM), uma federação de associações europeias de Recursos Humanos fundada um ano antes e da qual a APG ainda hoje é membro de pleno direito.
Foi também o grande impulsionador do 1º Encontro Nacional realizado em 1967 no Hotel Praia Mar, em Carcavelos, sob o lema “As Perspectivas da Direcção de Pessoal”.
Muito devido ao empenho e persistência do seu fundador, a APDCP
organiza em junho de 1973, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o
6º Congresso Europeu de Recursos Humanos da EAPM que reuniu cerca de
1.000 participantes oriundos de 22 países, facto que lhe deu um enorme
prestígio internacional.
Licenciado em Ciências Económicas pelo então ISCEF - Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (atualmente ISEG), foi durante a sua longa carreira profissional Diretor de Recursos Humanos de várias empresas nacionais como a CUF e o Banto Totta & Açores. Foi ainda consultor, formador e docente universitário, nomeadamente na Universidade Católica Portuguesa, instituição a que esteve ligado durante largos anos.
Em 1994, Raul Caldeira foi distinguido com o prémio “George Petitpas", o mais
importante galardão a nível mundial da Gestão de Recursos Humanos,
atribuído de dois em dois anos pela Federação Mundial das Associações de
Recursos Humanos (WFPMA), e em 2006 recebeu o Prémio APG Recursos
Humanos, na categoria "Mérito".
A Direção Nacional da APG e os restantes Corpos Sociais, apresenta a toda a família as suas mais sentidas e sinceras condolências.
|