2020-10-01
Número 10 da revista «Pessoas» já está disponível
A cor verde deixou de descrever apenas o ambiente natural, saudável e sustentável: é tom de atração e de retenção de talento que quer, cada vez mais, ter menos mas melhor impacto no mundo.
Mudar o mundo. Aproveitar o tempo. Equilibrar a agenda. Viver com propósito. Cada vez mais pessoas procuram trabalhar em prol de uma missão comum à da sua própria vida. E se as preocupações ambientais eram para as empresas, há alguns anos, a bandeira de um propósito partilhado, agora as duas dimensões estão cada vez mais misturadas e a linha que separa a pessoa e o trabalho é cada vez mais ténue.
Na rentrée, a edição de setembro/outubro da "Pessoas" analisa a “sustentabilidade” como fator de atração das empresas. Mas não quisemos apenas falar da forma como as empresas usam os argumentos de proteção do ambiente para atrair e reter talento: a ideia da sustentabilidade está, naturalmente, ligada à sustentabilidade ambiental mas, sobretudo, à sustentabilidade dos recursos humanos, das próprias pessoas. O ambiente como fator estruturante da missão das empresas é encarado como um todo que inclui as dimensões exterior e interior.
O ritmo de trabalho e o contacto quase permanente entre colegas faz com que a tarefa de equilibrar a vida e a profissão seja cada vez mais desafiante. Trabalhar em empresas com um propósito que implica a sustentabilidade dos seus recursos é, muitas vezes, um ponto de partida – e fundamental – para assegurar o recrutamento de novas pessoas. Este e muitos outros assuntos serão abordados no 10º número da revista «Pessoas», que todos os sócios da APG já receberam.
|