Siga-nos agora em
english version
INÍCIO  |  LOGIN SÓCIOS  |  CONTACTOS  |  MAPA DO SITE
PESQUISAR
 
   

LISTA DE NOTÍCIAS

voltar ]
2020-05-16
Mensagem da Direção Nacional da APG sobre o Dia Internacional dos Recursos Humanos


A propósito do «Dia Internacional dos Recursos Humanos» que se celebra esta 4ª feira, dia 20 de maio, a Direção Nacional da APG emitiu um manifesto sobre a gestão das pessoas e a sua relação com o momento pelo qual o mundo atravessa atualmente.


MENSAGEM DA DIREÇÃO NACIONAL DA APG

«International HR Day: Recognition and Solidarity»
20/05/2020

No âmbito de uma iniciativa proposta pela EAPM (European Association for People Management), comemora-se no próximo dia 20 de maio o International Human Resources Day, este ano com um novo tema, recentemente acrescentado a propósito da atual situação dramática que o mundo atravessa em virtude da pandemia da COVID-19: “Recognition and Solidarity”.

Dois termos, com múltiplas leituras possíveis e de uma enorme e profunda relevância pelo menos em três dimensões diferentes:

Em primeiro lugar, e acima de tudo, um profundo reconhecimento a todos os profissionais que, enfrentando riscos constantes do seu dia-a-dia, têm possibilitado que o nosso cada dia seja sempre um pouco melhor e, sobretudo, vivido com esperança e com a confiança de que um futuro diferente, mais cedo ou mais tarde, irá seguramente chegar. A nossa solidariedade, para com eles, terá de ser inequivocamente manifestada através de atos concretos de cidadania responsável, que demonstrem pela prática constante e continuada que somos merecedores e dignos da generosa entrega do seu sacrifício.

Em segundo lugar, reconhecimento pelo papel difícil, mas fundamental, que os profissionais de Gestão das Pessoas têm desempenhado, usando os seus talentos com coragem para que, num contexto de permanente risco de erosão de valores pelo caos de uma situação económica tendencialmente catastrófica, consigam fazer prevalecer nas suas organizações o espírito e a prática de que “humanity works”.

A nossa solidariedade vai também para essas mulheres e homens que diariamente nas suas organizações:

·    Trabalham duramente para dar sempre prioridade às pessoas em quaisquer circunstâncias;
·    Propõem e orientam práticas para um trabalho remoto, flexível e ágil;
·    São os indutores de estratégias proactivas para defesa da saúde física e mental dos colaboradores e do seu bem-estar subjetivo;
·    Encorajam e incitam as organizações a desenvolverem modalidades de liderança que favoreçam o engagement das pessoas em contextos de colaboração virtual;
·    Apoiam as pessoas e as organizações para se adaptarem proactivamente e saberem capitalizar o potencial transformador de aprendizagem de um “novo normal”.

Por último o nosso reconhecimento e solidariedade vai para todas as pessoas que enfrentam quotidianamente os dramas de uma existência que para alguns é já quase insuportavelmente difícil, sem desistir de dar o seu melhor a cada dia, com a consciência de que os cenários do futuro estão sempre em linha com as nossas práticas no presente.

Por tudo isto, a celebração do Dia Internacional dos RH constitui a homenagem, mais do que apenas aos seus protagonistas diretos, à própria ideia de que, num mundo onde ainda surgem, a vários níveis, inquietantes sinais de dislexia social, são sobretudo os valores da contenção, da compaixão e da consciência que constituem as bases mais sólidas para a reconcepção do nosso futuro coletivo.

Em suma, celebrar o Dia Internacional dos RH é reafirmar com firmeza, o princípio de que, finalmente, um mais profundo humanismo irá prevalecer.

A Direção Nacional da APG

 
   
 
RH atual | Sobre a APG | Sócios | Formação | Coaching | Publicações | Ligações | Mapa do site | Contactos | Termos & Condições
redicom.pt