Siga-nos agora em
english version
INÍCIO  |  LOGIN SÓCIOS  |  CONTACTOS  |  MAPA DO SITE
PESQUISAR
 
   

LISTA DE NOTÍCIAS

voltar ]
2020-04-02
Número 7 da revista «Pessoas» já está disponível

O número referente aos meses de março/abril da revista da APG tem como tema de capa a liderança e o papel que nela desempenham as mulheres. Quatro delas aceitaram o desafio da «Pessoas» para falarem sobre esta temática. Num lanche conduzido por Pedro Ramos, DRH da TAP Air Portugal, Conceição Zagalo, membro-fundador da GRACE, Elsa Carvalho, DRH da Caixa Geral de Depósitos, Helena Marujo, professora auxiliar do ISCSP, e Anabela Chastre, coach e consultora na área da liderança, falaram sobre a sua visão de liderança que, mais do que ser feita por homens e mulheres, entendem dever estar atenta às características humanas dos seus líderes. Uma conversa a não perder.

A revista entrevistou também Ricardo Macieira, country manager da Revolut para Portugal que, com sede em Londres e mais de 2.000 colaboradores em todo o mundo, ultima os preparativos para a inauguração do centro de desenvolvimento e inovação em Matosinhos. A"fintech" conta já com 100 pessoas em Portugal, das quais 60% são portuguesas e as restantes de outras nacionalidades.

O caderno especial desta edição é dedicado ao "reskilling", o desafio de investir na requalificação dos trabalhadores nomeadamente nas áreas digitais e na transição para outras áreas de conhecimento, aumentando assim a possibilidade de garantir postos de trabalho, valorizando e otimizando os recursos humanos. Da ciência à distribuição, passando pelos serviços e pela tecnologia, empresas tão distintas como a Delta Cafés, Merck, Luís Simões, Galileu, Axians, Outsystems ou a Bee Engineering, estão a apostar em processos de reskilling das suas equipas. Ainda sobre o mesmo tema, a revista foi analisar de que forma as universidades se adaptam aos "novos" alunos.

Sobre a temática do envelhecimento ativo, dá-se a conhecer a "55+", uma startup fundada em 2019 com sede em Lisboa, que permite a maiores de 55 anos poderem continuar a ter uma vida ativa através de uma plataforma humana com base tecnológica.

Numa altura em que tanto se fala em teletrabalho e em trabalho à distância, a «Pessoas» foi conhecer a WEBrand Agency, uma empresa 100% com trabalho remoto que (de)mostra como é possível trabalhar apenas através desta forma de trabalho. Henrique Paranhos, o seu fundador, alerta no entanto: "trabalho remoto não é home office".

Finalmente, realce ainda para dois destaques neste número: um primeiro sobre a 1ª conferência anual da «Pessoas» que questionou o futuro do trabalho, a robotização e as tecnologias e um segundo para a 9ª edição dos prémios "Melhores Fornecedores de Recursos Humanos", uma iniciativa da APG com a colaboração das empresas Mínimos Quadrados e Qmetrics, que visa distinguir as melhores empresas fornecedoras de serviços RH em Portugal.

Estes e muitos outros assuntos podem ser lidos na edição nº 7 da revista «Pessoas» que todos os sócios da APG já receberam.


 
   
 
RH atual | Sobre a APG | Sócios | Formação | Coaching | Publicações | Ligações | Mapa do site | Contactos | Termos & Condições
redicom.pt