Siga-nos agora em
english version
INÍCIO  |  LOGIN SÓCIOS  |  CONTACTOS  |  MAPA DO SITE
PESQUISAR
 
   

LISTA DE NOTÍCIAS

voltar ]
2019-06-11
ABRH-Brasil lança pesquisa «O Cenário do RH no Brasil»

A ABRH-Brasil publicou a primeira edição da pesquisa «O Cenário do RH no Brasil», com o objetivo de reunir informações estruturadas sobre como o setor esteve posicionado no mercado em 2018, oferecendo uma visão macro do momento que os RH vivem no Brasil.

O estudo aborda diversos temas, como a preparação da liderança, envolvimento e adesão aos valores, diversidade, tecnologia, performance, benefícios, modalidade de contratação utilizada, entre outros.

Além disso, o estudo apresenta perspetivas para 2019, avaliação que pode servir de contributo para direcionar o trabalho das empresas, utilizando as informações da pesquisa para ficarem por dentro do movimento do mercado no segmento, e defenderem o rumo das ações de gestão de pessoas em determinadas direções.

Para a realização da pesquisa foram ouvidas 1.528 pessoas, concentrados nos estados de São Paulo (35%), Santa Catarina (12%), Rio Grande do Sul (9%), Minas Gerais (9%) e Rio de Janeiro (9%). Os segmentos predominantes são o de Serviços (18%), seguido por Venda a Retalho (11%), Manufatura (10%), Educação (10%) e Tecnologia e Telecomunicações (9%). Das companhias pesquisadas, 40% possuem entre 101 e 1.000 funcionários, e 30% empregam mais de 1.001 pessoas.

Assim, para 2019, as áreas de RH estão focadas, principalmente, no desenvolvimento da liderança (57%) e desenvolvimento de pessoas (54%). Automação de processos (41%) e cultura organizacional (39%) também são posicionamentos importantes neste ano. Um ponto de alerta é o facto da digitalização do negócio ser prioridade para apenas 7% das corporações.

Dentre as organizações pesquisadas, 42% promovem ações direcionadas para a diversidade. Destas, destacam-se as iniciativas como igualdade de salário (46%), diversidade em cargos de gestão (40%) e equilíbrio do número de funcionários por gênero (35%). O resultado mostra que as ações praticadas deveriam estar consolidadas há anos, e revela que o RH tem o grande desafio de incorporar, de facto, a diversidade no dia a dia das empresas.

De forma geral, a avaliação conclui que ainda existem muitos desafios e que é preciso que as empresas tenham atenção para não caírem em modismos e não ficarem presas apenas nos discursos sendo ainda necessário investir numa mudança de cultura e numa atuação eficaz em questões-chave, como desenvolvimento da liderança, digitalização e diversidade, por exemplo.

 
   
 
RH atual | Sobre a APG | Sócios | Formação | Coaching | Publicações | Ligações | Mapa do site | Contactos | Termos & Condições
redicom.pt