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FORMAÇÃO

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Como Gerir Eficazmente um Processo de Fusão ou Aquisição

Destinatários
• Diretores, Responsáveis e Gestores de Recursos Humanos
• Técnicos de Recursos Humanos
• Responsáveis de Relações Laborais
• Todos aqueles que pretendam preparar-se para melhor gerir ou vivenciar situações de Fusões ou Aquisições

Enquadramento
Tendo em conta que mais de 50% das fusões se revelam como um fracasso e se verifica que tal se deve a incompatibilidades culturais entre as duas organizações e à forma como o fator humano é gerido, é muito importante sensibilizar todos os envolvidos nesta temática de forma a se encontrarem estratégias que permitam lidar melhor com as reestruturações e as fusões & aquisições.

Objetivo Geral
Preparar os profissionais para melhor gerirem e/ou vivenciarem situações de fusões, aquisições ou processos de reestruturação de empresas.

Objetivos Específicos
No final da ação de formação, os formandos deverão estar aptos a:
• Conhecer e compreender as diversas fases a nível psicológico pelas quais passam os profissionais envolvidos numa fusão, aquisição ou reestruturação
• Identificar comportamentos eficazes e ineficazes quando se vivenciam situações de F & A ou reestruturações e que beneficiem o futuro profissional dos colaboradores
• Conhecer as etapas para implementação eficaz de uma F & A ou reestruturação que respeite os colaboradores
• Treinar a condução de uma entrevista de saída
• Alcançar com sucesso um “rightsizing” permanente e evitar “downsizings”
• Reconhecer e implementar os fatores críticos de sucesso para alcançar os objetivos estratégicos da organização e cuidar dos colaboradores

Conteúdo Programático
I - Definições, finalidades e impacto psicológico das F & A ou Reestruturações
II – Como fazer a diferença numa fusão e aquisição ou reestruturação
III – Etapas de implementação de uma F & A
IV – Etapas de implementação de uma reestruturação
V – A entrevista de saída
VI - Regras para conseguir um “rightsizing” permanente
VII - Factores críticos de sucesso para as F & A

Metodologia
Ativa e participativa através de perguntas feitas aos formandos, exercícios, estudo de casos, troca de experiências entre os participantes e simulações. Expositiva com recurso a audiovisuais.

Formadora
Susana Maciel.
Licenciada em Psicologia e Pós-graduada em Direito Laboral. Consultora de RH (13 anos de experiência) e Gestora de Recursos Humanos (12 anos de experiência). Especialista em processos de Reestruturação, Fusões e Aquisições.

Data/Local de Realização
7 e 8 de maio 2013
Sede Nacional da APG
Av.ª António Augusto Aguiar, n.º106 – 7º • 1050-019 Lisboa
(frente ao “El Corte Inglés”)
Tel.: 21 358 09 12
Email: global@apg.pt

Horário
Das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (14 horas)

Investimento*
Sócios Efetivos e Coletivos


400,00€ + 23% IVA = 492,00€

Sócios Aderentes (estudantes) e Desempregados

175,00€ + 23% IVA = 215,25€

Não Sócios

450,00€ + 23% IVA = 553,50€


* A inscrição inclui documentação e coffee-breaks

 

   
 
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