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FORMAÇÃO

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Comunicação Interna: Uma Ferramenta Estratégica nas Organizações

Destinatários
• Diretores, Técnicos de Recursos Humanos e Responsáveis dos Departamentos Administrativo e de Pessoal
• Profissionais que pretendam aprofundar e atualizar os seus conhecimentos sobre a temática da comunicação interna

Enquadramento
A comunicação interna das organizações, assumida como a interação e os processos de trocas de informação e de circulação do conhecimento, é vista hoje como um dos processos cruciais para o dia-a-dia organizacional. Assim sendo, cada vez mais a área de gestão de recursos humanos tem de se posicionar de forma pró-ativa e colaborativa com as várias áreas das empresas na gestão deste processo.

Objetivo Geral
Introduzir os eixos fundamentais da comunicação interna, formal ou informalmente presente em todas as organizações.

Objetivos Específicos
No final da ação de formação, os participantes deverão estar aptos a:
• Identificar a relação entre a comunicação interna, a imagem e a cultura organizacional
• Identificar as especificidades da comunicação interna aos diversos tipos de organizações
• Identificar os objetivos da comunicação interna
• Identificar e descrever a importância do marketing interno
• Realizar um diagnóstico de comunicação interna
• Planificar e implementar ações adequadas à implementação de um plano de comunicação interna

Conteúdo Programático
1. Introdução e contextualização
1.1. A comunicação no contexto da Gestão de Recursos Humanos
1.2. O processo de comunicação externa e interna
2. Imagem e Cultura Organizacional
3. A comunicação interna em diferentes ambientes organizacionais
3.1. PMEs
3.2. Organizações descentralizadas
3.3. Organizações plurinacionais
3.4. Organizações públicas
3.5. Relações laborais difusas
4. Objetivos Organizacionais da Comunicação Interna
4.1. Comunicar e informar
4.2. Enculturar e motivar
5. Eixos da Comunicação Interna
5.1. Comunicação vertical e horizontal
6. Marketing Interno
6.1. Cliente Interno
6.2. Marketing Mix
7. Especificidades dos Planos de Comunicação Interna
7.1. Alvos, conteúdo, meios e recursos

Metodologia
Expositiva em termos das bases teóricas. Ativa e demonstrativa com a introdução de casos práticos para melhor consolidação dos conhecimentos.

Formador
Sónia P. Gonçalves.
Doutorada em Psicologia do Trabalho e das Organizações pelo ISCTE-IUL. Especialista em Gestão e Administração pelo Instituto Politécnico de Tomar e em Psicologia da Saúde Ocupacional pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Docente no Instituto Politécnico de Tomar e Investigadora Integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas (ISCSP-UL) e Associada no Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE-IUL). Consultora em instituições públicas e privadas.

Data/Horário/Local de Realização
3 de outubro 2018

Das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (7 horas)
Sede Nacional da APG
Avenida António Augusto de Aguiar, nº 106 – 7º • 1050-019 Lisboa
(frente ao “El Corte Inglès”)
Tel.: 213 580 912
email: global@apg.pt

Investimento (inclui documentação e coffee-breaks)
Sócios Efetivos e Coletivos


225,00€ + 23% IVA = 276,75€

Sócios Aderentes (estudantes) e Desempregados

100,00€ + 23% IVA = 123,00€

Não Sócios

300,00€ + 23% IVA = 369,00€


Nota
A APG reserva-se o direito de proceder a alterações de parte do programa e/ou de formador sempre que tal se justifique e por razões de força maior.

 

   
 
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