Siga-nos agora em
english version
INÍCIO  |  LOGIN SÓCIOS  |  CONTACTOS  |  MAPA DO SITE
PESQUISAR
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

voltar ]
   
03-08-2017
Revista «Pessoal»: julho/agosto 2017


Na edição de julho/agosto da revista «Pessoal», três temáticas ocupam o cerne do debate.

No dossier dedicado à temática Wellness, analisa-se a evolução do trabalho, que passou de uma base predominantemente de força física para a ação mental, e de que forma essa alteração despoletou um estilo de vida pouco saudável com reduzido ou nulo exercício físico, estabelecendo uma ligação direta com o surgimento, nas empresas, do conceito Corporate Wellness ou “bem-estar no trabalho”, que tem vindo a ganhar visibilidade pelo impacto positivo que se verifica na produtividade e desenvolvimento, tanto individual como organizacional.

Depois, aborda-se o Trabalho Temporário como garantia de flexibilidade e, consequentemente, de competitividade que as empresas almejam, ao mesmo tempo que permite aos trabalhadores o acesso ao emprego, mesmo em alturas em que este escasseia, criando oportunidades para adquirirem experiência ou desenvolverem capacidades atrativas para os empregadores.

Finalmente, no que diz respeito às Tecnologias da Informação, o mundo dos negócios está a passar por uma profunda transformação, sendo obrigado a reinventar-se quase diariamente para conseguir dar resposta aos muitos requisitos e desafios que vão constantemente surgindo. No seio das organizações, esta transformação sente-se, com especial evidência, nos departamentos de Recursos Humanos, que tentam adaptar a forma como gerem os colaboradores das suas empresas, desde a atração até à retenção de talentos, aos novos paradigmas da revolução digital.

Especial destaque para o excerto do livro «Victory Through Organization», de Dave Ulrich, que descreve as competências essenciais para os profissionais de RH e que serviu de mote para um painel de debate sobre a temática com vários DRH’s e CEO’s.

A não perder também os artigos do Observatório Nacional de Recursos Humanos, que assinala, este ano, o seu 15.º aniversário, e da Carta Portuguesa para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia que tem por objetivo desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade nas organizações, bem como a reportagem sobre o GEPE – Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego, promovido pelo Instituto Padre António Vieira com o propósito de tentar ajudar a colmatar a situação do desemprego em Portugal.

Na secção «Pessoas Abroad», as associações de Recursos Humanos da Estónia e da Turquia escrevem sobre o que está a acontecer nos respetivos países.

Nas entrevistas, estivemos à conversa com Raquel Rebelo, CEO do Grupo IFE;  com José Rui Meneses e Castro, um dos sócios fundadores da MAP Engenharia, uma empresa portuguesa especializada na construção e gestão de projetos; e ainda com Tiago Brandão, diretor de Pessoas da Unicer, acerca da celebração dos 90 anos da marca Super Bock e da importância da gestão de Recursos Humanos numa organização com este legado no tempo.

Não deixe de ler a «Pessoal» de julho/agosto e boas férias!

 
 
 
Início | RH atual | Sobre a APG | APG Informa | Sócios | Formação | Publicações | Prémios | Ligações | Mapa do site | Contactos
redicom.pt